Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

Dia Mundial do Alzheimer
Alzheimer: alguns aspectos do estilo de vida podem aumentar os riscosExiste quase 40 milhões de pessoas com demência no mundo.

Estima-se que existam aproximadamente 40 milhões de pessoas com demência no mundo porém esta cifra se duplicará até 2030, triplicando até 2050. Os especialistas concordam que alguns aspectos do estilo de vida aumentam a possibilidade do desenvolvimento de Alzheimer ou outra forma de demência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a demência consiste em uma doença gravemente incapacitante para aqueles que a padecem e costuma ser devastadora para seus cuidadores e familiares.Estima-se que atualmente  35.6 milhões de pessoas vivem com demência a nível mundial. O Alzheimer é o tipo de demência com maior prevalência.

Devido a esta realidade,  desde 1994, o dia  21 de setembro comemora o Dia Mundial do Alzheimer e desde 2012 se comemora todo setembro como o Mês Mundial do Alzheimer a fim de aprofundar a conscientização e ampliar as atividades relacionadas a apresentar informações para ao reconhecimento da demência e la luta contra o estigma que carrega.

O objetivo deste tipo de campanhas é sensibilizar a sociedade a respeito desta “epidemia do século I”, assim como suas consequências sociossanitárias; e por outro lado, desenvolver uma campanha de educação sanitária dirigida a promoção e prevenção desta patologia que afeta não apenas aquele que já a desenvolveram, mas também a seus familiares e cuidadores.

Na edição 2017, o foco da campanha mundial está no conceito de que "Um diagnóstico precoce significa viver melhor por mais tempo"; com ênfase na detecção de sintomas precoces, promovendo a oportuna consulta e eventual diagnóstico e tratamento adequados.

No último Congresso da Associação Internacional de Alzheimer realizado em Londres em julio passado, a The Lancet Commission an Dementia Prevention anunciou que alguns aspectos do estilo de vida aumentam a possibilidade de desenvolver a Doença de Alzheimer ou outra demência e o controle de certos fatores de risco poderia ter o potencial de atrasar o proteger a um terço dos casos.

Os 7 fatores de risco são: sedentarismo, tabagismo, hipertensão, obesidade na vida adulta, diabetes, depressão e baixo nível de instrução. Em todos os casos, se trata de fatores modificáveis, que mediante diferentes iniciativas poderiam diminuir o risco de Alzheimer.

A OMS e o Alzheimer’s Disease International desenvolveram de maneira conjunta o informativo "Demencia: una prioridad de salud pública".

Este documento inclui uma visão geral da epidemiologia mundial e o impacto da demência; abordagens a nível nacional, incluindo o papel que exercem os serviços sociais, de saúde e seu pessoal; além de tratar de assuntos concernentes a atenção da demência,  dos cuidadores, da sensibilização e do apoio a causa da demência.