Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

DIRETRIZES/GUIDELINES DE PRÁTICA CLÍNICA
É considerada normal a demora de até 2 anos para mulheres com menos de 40 anos engravidarem.
É proposto um extenso protocolo de recomendações para alcançar a gravidez.


Um extenso protocolo de recomendações a serem cumpridas é proposto antes de considerar que um parceiro com problemas para conceber sofra de infertilidade. Sugere-se que em mulheres com menos de 40 anos de idade seja normal demorar até dois anos para alcançar a gravidez.  

Estas são as indicações das "Fertility problems: assessment and treatment "; elaboradas pelo National Institute for Health and Care Excellence (NICE) (Clinical guideline [CG156]; 2017).

Como primeira medida, as Diretrizes/Guidelines sugerem que os parceiros que experimentam problemas de concepção devem ser atendidos de forma conjunta, uma vez que ambos integrantes se veem afetados pelas decisões em torno do diagnóstico e do tratamento proposto.

Quando os parceiros apresentam problemas de fertilidade, ambos devem ser informados de que o estresse de ambos pode afetar a relação, reduzindo a libido e a frequência das relações sexuais, podendo contribuir para o desenvolvimento de problemas de fertilidade.

Os pacientes que experimentam problemas de fertilidade devem ser informados de que pode ser útil encontrar um grupo de apoio de fertilidade. Devem considerar receber assessoramento, uma vez que os problemas de fertilidade em si e seu diagnóstico, bem como o tratamento, podem causar estresse psicológico. Este assessoramento deve ser oferecido antes, durante e depois do processo de avaliação e  tratamento, independentemente do resultado dos procedimentos.

Antes de diagnosticar que uma parceiro tem infertilidade, as pessoas preocupadas com sua fecundidade devem ser informadas de que mais de 80% dos parceiros da população geral levam um ano para conceber nos casos em que:
- a mulher tem menos de 40 anos de idade
- os parceiros não usam anticonceptivos e mantêm relações sexuais regulares.
Dentre aqueles que não concebem dentro do período de um ano, aproximadamente a metade conceberá ao longo do segundo ano (taxa cumulativa de gravidez superior a 90%).

Deve-se instruir aos pacientes que apresentem preocupações a respeito de sua fertilidade, que tenham relações sexuais vaginais a cada 2 ou 3 días,  otimizando as possibilidades de gravidez. Para os casos de inseminação artificial, tal procedimento deve ocorrer no momento da ovulação.

Com respeito ao uso de substâncias tóxicas no período de busca pela gravidez, as mulheres devem evitar beber mais de 1 ou 2 unidades de álcool, uma ou duas vezes por semana bem como evitar episódios de intoxicação, reduzindo os riscos de danificar um feto em desenvolvimento. Os homens devem ser informados de que o consumo excessivo de álcool é prejudicial para a qualidade do sêmen.

As mulheres que fumam devem saber que é provável que esta prática reduz sua  fertilidade, sendo recomendável que deixem de fumar e providenciar um programa de apoio aos seus esforços em abandonar esta prática.

Por outro lado, las mulheres que tem um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais devem saber que é provável que demorem mais em conceber. Da mesma forma, os homens com um IMC maior a 30 podem apresentar problemas de fertilidade.

As mulheres que que apresentam um IMC de menos de 19 e menstruação irregular ou que não estão menstruando, devem ser advertidas de que o aumento do peso corporal provavelmente melhore suas possibilidades de concepção.

Em outra ordem, algumas ocupações implicam na exposição a perigos que podem reduzir a fertilidade masculina ou feminina sendo necessária uma investigação específica sobre a ocupação dos indivíduos preocupados com sua fertilidade e a instrução através dos conselhos apropriados.

Uma série de medicamentos receitados, de venda livre e recreativos, interferem com a fertilidade masculina e feminina, sendo necessária a investigação específica sobre estas substâncias, bem como dispensar a instrução apropriada sobre os riscos de seu consumo.