Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

JAMA PEDIATRICS
Para tratar a ansiedade infantil são efetivos a terapia cognitiva comportamental e a farmacoterapia
Dentro da farmacoterapia resultaram mais úteis os inibidores da recaptação de serotonina.


Para tratar da ansiedade infantil utiliza-se a terapia cognitiva comportamental e a farmacoterapia; dentro da farmacoterapia resultaram mais úteis os inibidores da recaptação de serotonina do que os inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina .

Isto é o que sugere o estudo “Comparative Effectiveness and Safety of Cognitive Behavioral Therapy and Pharmacotherapy for Childhood Anxiety Disorders” (JAMA Pediatrics. 171 (11) Págs: 1049 – 1056; 2017), elaborado por distintos departamentos da Mayo Clinic, Rochester, Minnesota. 

A ansiedade infantil é comum e múltiplas opções de tratamento estão disponíveis, porém as pautas existentes brindam conselhos inconsistentes sobre qual tratamento usar, portanto os investigadores se propuseram a avaliar a efetividade comparativa e os eventos adversos da terapia cognitiva comportamental (TCC) e a farmacoterapia para os transtornos de ansiedade infantis.

Para isso foi realizada uma pesquisa em MEDLINE, EMBASE, PsycINFO, Registro Cochrane Central de Ensayos Controlados, a Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas e q SciVerse Scopus desde o inicio da base de dados até o 1 de fevereiro de 2017 e analisados os estudos comparativos aleatórios e não, que recrutaram crianças e adolescentes com diagnósticos confirmados de transtorno de pânico, transtorno de ansiedade social, fobias específicas, transtorno de ansiedade generalizada ou ansiedade por separação e que receberam TCC, farmacoterapia ou da combinação.

Nos trabalhos analisados foram incluidos 7.719 pacientes de 115 estudos. Destes, 4.290 (55.6%) eram mulheres, e a idade média (faixa) foi de 9.2 (5.4-16.1) anos. Em comparação com o placebo, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) reduziram significativamente os sintomas de ansiedade primaria e o aumento da remissão (risco relativo: 2,04; IC de 95%: 1,37-3,04) e a resposta (risco relativo: 1,96; IC de 95%: 1,60-2,40).

Os inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina (IRSN) reduziram significativamente os sintomas de ansiedade primária informados pelos médicos. Os benzodiazepinicos e os tricíclicos não reduziram significativamente os sintomas de ansiedade. A TCC melhorou significativamente os sintomas de ansiedade primária, a remis
A terapia comportamental cognitiva reduziu os sintomas de ansiedade primária mais que a fluoxetina e melhorou a remissão mais que a sertralina. A combinação de sertralina e TCC reduziu significativamente os sintomas de ansiedade primária e a resposta informada pelo médico mais que qualquer tratamento solo. As comparações diretas entre fármacos foram escassas. Os eventos adversos foram comuns com medicamentos porém não com CBT e não foram graves. Os estudos foram demasiado pequenos ou demasiado curtos para avaliar as tendências suicidas com ISRS ou IRSN. Um ensaio mostrou um aumento estatisticamente não significativo na ideação suicida com venlafaxina. A terapia comportamental cognitiva fi associada a  menos abandonos que placebo o medicamentos com pastillas.

As evidências confirmam a efetividade da TCC e dos ISRS na redução dos sintomas de ansiedade infantil. Os inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina também parecem ser efetivos com base em evidência menos consistente. As comparações diretas entre diversos medicamentos e as comparações com TCC representam uma necessidade de investigação no campo.são e a resposta.