Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

PEDIATRICS
A colonização e as doenças causadas por pneumococos reduziram graças às vacinas
São necessários investimentos na vigilância comunitária para avaliar o impacto de futuras intervenções.


As vacinas antipneumocócicas demonstraram ser eficazes na redução da colonização e de doenças sorotipos específicos, entretanto, é necessário o foco na vigilância comunitária para avaliar o impacto de futuras intervenções sobre a colonização e a doença por pneumococo.

Isto é o que sugere o estudo “Immunization, Antibiotic Use, and Pneumococcal Colonization Over a 15-Year Period” (Pediatrics; 140 (5); 2017), elaborado pela Harvard Medical School, o Harvard Pilgrim Health Care Institute, o Boston Children’s Hospital e a Universidade de California, entre outros organismos.

Os investigadores partiram do fato de que as taxas de doenças pneumocócicas invasivas tem diminuído desde a introdução generalizada de vacinas conjugadas pneumocócicas (PCV) nos Estados Unidos e avaliaram o impacto do estado de imunização e o uso recente de antibióticos no risco individual de colonização de um criança.

O estudo buscou ampliar os dados, informados previamente, correspondentes a crianças menores de 7 anos de idade observados durante visitas de atenção pediátrica ambulatorial ou de atenção aguda em comunidades de Massachusetts. Se tomaram hisopos nasofaríngeos durante 6 temporadas de vigilância entre 2000 e 2014.

Entre 6537 crianças, em 2004 o sorotipo predominante foi o 19A porém foram observadas reduções substanciais em 2014. Os sorotipos no PCV, 15B / C, 35B, 23B, 11A e 23A foram mais comuns em 2014. Foram observadas maiores probabilidades de colonização adicional de PCV13 como a de PCV13 em crianças menores, aqueles com mais exposição em creches. e aqueles com uma infecção concomitante do trato respiratório.

As probabilidades para a colonização PCV13 adicional foram menores (odds ratio 0,48 [intervalo de confiança do 95% 0,31-0,75] entre as crianças que haviam recebido as vacinas PCV13. O uso recente de antibióticos se associou com maiores probabilidades de colonização PCV13 adicional, porém substancialmente menores probabilidades de colonização no-PCV13.

Apesar do êxito das vacinas antipneumocócicas na redução da colonização e das doenças devidas aos sorotipos específicos, a vigilância comunitária continua será fundamental para avaliar o impacto das intervenções sobre a colonização e a doença por pneumococos.

Como impacto da série das vacinas PCV7 e PCV13 nas comunidades de Massachusetts durante um período de 15 anos, encontrou-se que o estado de imunização e o uso recente de antibióticos podem influir no risco individual de colonização por sorotipos particulares em crianças pequenas.

Os benefícios destas vacinas também foram observados na redução da incidência de pneumonia pneumocócica e doenças pneumocócicas invasivas nos Estados Unidos, devido aos sorotipos dirigidos tanto para os crianças que tenham sido diretamente protegidas mediante vacinação quanto para idosos através da imunidade coletiva. A substituição com sorotipos não incluidos segue sendo um risco com as vacinas que não cobrem a faixa completa de diversidade de sorotipos. A medida que se aplicam novas pressões seletivas, como a introdução de uma vacina em comunidade, este vazio pode ser preenchido com sorotipos não dirigidos, como observado depois de PCV7.