Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

BREAST CANCER RESEARCH AND TREATMENT
Câncer de mama: A aderência às diretrizes de tratamento reduziu em 30% o risco de morte
Uma comparação entre as pacientes que aderiram às recomendações das diretrizes e as que não aderiram.


As mulheres diagnosticadas com câncer de mama não metastático, que haviam aderido a um conjunto predefinido de pautas para o seu tratamento, mostraram-se 30% menos propensas a morrer nos primeiros cinco anos posteriores ao diagnóstico, em comparação a aquelas que optaram por não aderir pautas de tratamento.

Isto é o que sugere o estudo "Adherence to guidelines and breast cancer patients survival: a population-based cohort study analyzed with a causal inference approach." (Breast Cancer Res Treat, 164:119–131, 2017) , elaborado pela Universidade de Milán Bicocca e pela Agência de Protecção da Saúde da província de Milán.

Os investigadores partiram do fato de que havia uma carência de estudos que avaliassem o impacto na sobrevivência de uma via de atenção baseada nas evidências do câncer de mama. O objetivo do trabalho, foi investigar os efeitos da aderência às diretrizes sobre a sobrevivência em longo prazo de uma coorte de pacientes italianas com câncer de mama.

Como método, o estudo de coorte incluiu casos de câncer de mama feminino incidentes (2007-12), do registro da província de Milán (Italia), não metastáticos no momento do diagnóstico e à cirurgia primária. Foram selecionados conjuntos de indicadores, de acordo com as características do paciente e do tumor.

Definiu-se a via de atenção como aderente às diretrizes se identificado que havia cumprido ao menos com 80% dos indicadores, que foram mensurados utilizando diferentes bases de dados de saúde administrativa vinculadas a uma chave única. Utilizou-se um enfoque de inferência causal, gerando um gráfico acíclico dirigido e ajustando um modelo estrutural marginal ponderado com probabilidades inversas, considerando as características demográficas, socioeconômicas e tumorais do paciente.

El análise incluiu 6333 pacientes, 69% das quais foram classificadas como mantendo um cuidado aderente. A idade média foi de 61 anos (desvio padrão, 13,6 anos) com a metade das pacientes em estágio I (50%) no momento do diagnóstico.

A mediana de tempo de seguimento foi de 5,6 anos. Em geral, a sobrevivência aos 5 anos foi de 90% (IC del 95%, 89-91%).

O risco estimado de morte foi 30% menor em pacientes com atenção aderente do que nos não aderentes (hazard ratio [HR], 0,66; IC del 95%: 0,55-0,77), confirmando, no mundo real da atenção, o impacto na sobrevivência da recepção e aderência às diretrizes em pacientes com câncer de mama não metastático.