Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

DIA MUNDIAL DA DIABETES
A educação para tratar a diabetes deve alcançar tanto o paciente quanto a sua famíliaA participação da família é fundamental para a adesão do tratamento.

A taxa de diabetes mellitus tipo 2 tem aumentado drasticamente em todo o mundo e a atenção da diabetes mellitus requer uma educação e apoio efetivos para o autocontrole, devendo ser oferecida tanto para pacientes quanto para os membros da família, uma vez que demonstrou-se que a participação familiar nos tratamentos é fundamental para sua adesão e eficácia.

Isto é o que sugere o estudo “A Systematic Review: Family Support Integrated with Diabetes Self-Management among Uncontrolled Type II Diabetes Mellitus Patients ” (Behavioral Sciences. 7 (3); 2017), elaborado pela Universidade Mahidol de Bangkok, Tailandia e a Escola de Saúde e o Departamento de Enfermaria de Makassar, Indonésia.

O estudo teve como objetivo revisar e descrever o impacto da educação de pacientes e seu núcleo familiar para o auto-controle da diabetes mellitus (DSME). Foram avaliados os resultados relacionados com os comportamentos de saúde do paciente, a eficácia percebida no auto-controle glicêmico, aderência à medicação, controle e mudanças no exercício e marcadores fisiológicos que incluem o índice de massa corporal, os níveis de pressão arterial, níveis de colesterol e de glicemia. Foram revisadas três bases de dados, PubMed, CINAHL e Scopus para identificar artigos relevantes. Foram utilizadas as pautas do Instituto Joanna Briggs (JBI) para determinar quais estudos incluir na revisão.

Após uma revisão sistemática foram identificados 23 estudos relacionados com o impacto de DSME que envolva a família como fonte fundamental de apoio social para o autocontrole entre os pacientes com T2D entre 2008 e 2016. Em geral, o apoio familiar teve um impacto positivo na aderência a uma dieta saudável, um maior apoio percebido, um melhor bem estar psicológico e um melhor controle da glicemia.

Encontrou-se ainda evidências de que a estrategia DSME com apoio familiar melhorou os comportamentos de autocontrole e os resultados de saúde entre os pacientes com diabetes tipo 2 com glicemia não controlada. A estratégia DSME geralmente é gerada através da educação individual e grupal. Oferece uma combinação de ensino didáctico e enfoques de aprendizagem interativos ou participativos. Um enfoque colaborativo de DSME com métodos mistos de ensino e participação do apoio familiar. A combinação da didática com outros métodos, com a aprendizagem participativa, o estabelecimento de objetivos, a planificação de ações e a resolução de problemas, teve um impacto positivo nos resultados de saúde e nos comportamentos de saúde melhorados.