Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

The New England Journal of Medicine
Crianças que de repente ganham peso entre 2 e 6 anos são mais propensas a serem obesas durante a adolescência
Quase metade das crianças que tiveram maior peso para a idade gestacional ao nascer desenvolveram sobrepeso na adolescência.


Entre adolescentes obesos, o ganho de peso mais rápido ocorreu dos 2 aos 6 anos e a maioria das crianças obesas nessa idade continuaram assim na adolescência. Além disso, a taxa de sobrepeso ou obesidade na adolescência foi maior entre as crianças que apresentaram maior peso para a idade gestacional ao nascer (43,7%).

Isto é o que sugere o artigo “Acceleration of BMI in Early Childhood and Risk of Sustained Obesity” (The New England Journal of Medicine; 379 (14); Págs: 1303 – 1312; 2018).

A prevalência geral de obesidade infantil permanece muito alta e, ao mesmo tempo em que a prevalência de níveis muito altos de índice de massa corporal (IMC) para crianças aumenta. A maioria dos adolescentes obesos ainda permanece na idade adulta. Quando a obesidade começa em uma idade precoce, ela está associada ao aparecimento de complicações, incluindo distúrbios metabólicos e cardiovasculares, mesmo na infância, podendo levar a um aumento do risco de morte na vida adulta.

Os pesquisadores descobriram que a dinâmica do IMC em crianças desde o nascimento até a adolescência não é clara e concluíram que é importante determinar se a suscetibilidade ao desenvolvimento de obesidade sustentada ocorre em uma idade específica em crianças.

Para avaliar a idade de início da obesidade, análises prospectivas e retrospectivas do IMC foram realizadas ao longo do tempo em uma amostra populacional de 51.505 crianças, através de seus dados antropométricos sequenciais disponíveis e registrados durante sua infância ( 0 a 14 anos) e  adolescência (15 a 18 anos). Foi avaliada ainda a dinâmica de aumento anual do IMC, definida como a mudança no escore de desvio padrão do IMC por ano, durante a infância, em 34.196 crianças.

Nas análises retrospectivas, verificou-se que a maioria dos adolescentes com peso normal o manteve assim durante toda a infância. Aproximadamente metade (53%) dos adolescentes obesos apresentavam sobrepeso ou obesidade aos 5 anos e o desvio padrão do IMC aumentou ainda mais com a idade.

Através de análises prospectivas, verificou-se que quase 90% das crianças obesas aos 3 anos de idade apresentavam sobrepeso ou obesidade na adolescência. Entre os adolescentes obesos, a maior aceleração no aumento anual do IMC ocorreu entre 2 e 6 anos de idade, com um aumento adicional no percentil do IMC depois disso.

A alta aceleração nos aumentos anuais no IMC durante os anos pré-escolares (e não durante os anos escolares) foi associada com um risco de sobrepeso ou obesidade na adolescência que foi 1,4 vezes maior do que o risco entre as crianças que tinham um IMC estável. A taxa de sobrepeso ou obesidade na adolescência foi maior entre as crianças que tinham sido grandes para a idade gestacional ao nascer (43,7%) do que entre as que tinham peso adequado para a idade gestacional (28,4%) ou que foram pequenas para a idade gestacional (27,2%), correspondendo a um risco de obesidade na adolescência que foi 1,55 vezes maior entre aqueles que tinham sido grandes para a idade gestacional do que entre os outros grupos.

A conclusão do trabalho foi que, entre os adolescentes obesos, o ganho de peso mais rápido ocorreu entre 2 e 6 anos e também que a maioria das crianças obesas nessa idade também estava na adolescência.