Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

OMS / OPS
Comemoração do Dia Mundial do Coração
Propostas da OMS e da OPS para preservação da saúde cardiovascular.


O Dia Mundial do Coração enfatiza este ano a criação de ambientes saudáveis, como estratégia necessária para reduzir os fatores de risco associados às doenças cardiovasculares. Estas afecções caracterizam a primeira causa de morte no mundo e na maioria dos países da região das Américas, onde causam 1,6 milhão de mortes por ano, sendo 30% prematuras em pessoas de 30 a 69 anos de idade.

Uma grande proporção dessas mortes poderia ser evitada com uma dieta saudável (que reduz a ingestão de sal), a prática de exercícios físicos e evitar o consumo de tabaco. Promover e facilitar estes estilos de vida saudáveis requer a existência de condições que facilitem o acesso a alimentos frescos e naturais, ambientes seguros para atividades físicas e onde é promovida uma vida livre de fumo.

A Organização Pan-Americana da Saúde reconhece a importância da promoção de políticas eficazes para redução da ingesta de sal, promoção da prática de atividades físicas e a continuação do avanço na prevenção e controle do tabagismo. Estas são algumas das medidas promovidas pelo Plano de Ação Regional para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis. A diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares é essencial para redução de cerca de 25% da mortalidade prematura causada por doenças não transmissíveis até 2025, de acordo com o compromisso assumido no Plano Global de Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis.