Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

Canadian Medical Association Journal
As tabelas de previsão de declinação cognitiva servem para avaliar e iniciar tratamentos de forma imediata
Funcionam de maneira similar às curvas de crescimento utilizadas em pediatria.


As tabelas de previsão de declinação cognitiva servem para avaliar e iniciar o tratamento imediato de idosos que tenham mostrado mudanças significativas e funcionais. de maneira similar às curvas de crescimento utilizadas em pediatria.

Isto é o que sugere o estudo “Validation and diagnostic accuracy of predictive curves for age-associated longitudinal cognitive decline in older adults” (Canadian Medical Association Journal; 189 (48); Páginas E1472 – E 1480; 2017), elaborado pelo Center hospitalier universitaire (CHU) de Québec e a Faculté de pharmacie (Kröger), da Universidade Laval, Quebec, entre outros organismos.

O Mini-Mental Test continua sendo usado com frequência para detectar o deterioro cognitivo em idosos, porém não está claro como interpretar as mudanças em sua pontuação ao longo do tempo para distinguir a declinação cognitiva associada a idade de um processo degenerativo precoce. O objetivo dos investigadores foi gerar tabelas cognitivas para seu uso na prática clínica para a avaliação longitudinal do deterioro cognitivo associado a idade.

Foram utilizados dados do Estudo Canadense de Saúde e Envelhecimento de 7.569 participantes de 65 anos ou mais que completaram um Mini Exame Estatal Mental no inicio, 5 e 10 anos depois para desenvolver um modelo de regressão linear da pontuação para o Mini-Mental Test em função da idade e educação. Com base neste modelo, foram gerados gráficos cognitivos desenhados para otimizar a precisão na distinção entre os participantes com demência dos controles saudáveis. O modelo foi validado utilizando um conjunto de dados separados de 6.501 participantes do conjunto de dados uniformes do Centro Nacional de Coordenação de Alzheimer.

Para a medição inicial, as tabelas cognitivas apresentavam uma sensibilidade de 80% (95% intervalo de confiança [IC] 75% a 84%) e uma especificidade de 89% (IC 95% 88% a 90%) para distinguir controles saudáveis de participantes com demência. Foram observadas sensibilidades e especificidades similares para uma diminuição no tempo maior que 1 zona percentil desde a primeira medição. Os resultados na amostra de validação foram comparáveis, mesmo que com sensibilidades mais baixas. O valor preditivo negativo foi de 99%.

Cam o modelo inovador proposto pelo estudo, que leva em conta a idade e a educação, demonstrou-se a validade e precisão diagnóstica para determinar se os pacientes de mais idade demonstram um rendimento anormal nas medições do Mini-Mental Test em série.

Da mesma forma que as curvas de crescimento utilizadas em pediatria, as tabelas cognitivas permitem a avaliação cognitiva longitudinal o que habilita o inicio imediato da investigação e tratamento quando seja apropriado.