Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

The New England Journal of Medicine
O ganho de peso após parar não cancela os benefícios do risco de morte cardiovascular
No entanto, aumenta as chances de desenvolver diabetes.


Deixar de fumar e desenvolver um ganho de peso substancial foi associado a um aumento no risco a curto prazo do diabetes tipo 2, mas não anulou os efeitos de parar de fumar para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares e outras causas.

Assim sugere o estudo “Smoking Cessation, Weight Change, Type 2, Diabetes, and Mortality” (The New England Journal of Medicine; 379 (7) Págs: 623 – 632; 2018).

Uma das conseqüências mais frequentes de parar de fumar é o ganho de peso. Embora não fumar reduza o risco de desenvolver doenças crônicas, não está claro se o aumento de peso pode modular negativamente esses benefícios.

Para tentar determinar se os benefícios de parar de fumar foram mantidos mesmo após o ganho de peso, foram analisados dados de três estudos de coorte envolvendo homens e mulheres nos Estados Unidos acompanhados por 19,6 anos, em média, nos quais foram identificados  aqueles que relataram que pararam de fumar e as mudanças no tabagismo e no peso corporal foram avaliados prospectivamente.

Nesses casos, foram estimados os riscos de diabetes tipo 2, morte por doença cardiovascular e morte por qualquer causa entre aqueles que relataram parar de fumar, de acordo com as mudanças de peso após o término do tabagismo.

O risco de diabetes tipo 2 foi maior entre aqueles que pararam de fumar recentemente (dois a seis anos após parar de fumar) do que entre os fumantes atuais (razão de risco, 1,22, intervalo de confiança de 95% [IC]). 1,12 a 1,32). O risco atingiu o pico de 5 a 7 anos após a cessação e, em seguida, diminuiu gradualmente.

O aumento temporário no risco de diabetes tipo 2 foi diretamente proporcional ao ganho de peso, e o risco não aumentou entre aqueles que pararam de fumar sem ganho de peso (p <0,001 para a interação). Por outro lado, aqueles que pararam de fumar não tiveram um aumento temporário na mortalidade, independentemente da mudança de peso após parar de fumar.

Em comparação com os fumantes atuais, as razões de risco de morte por doença cardiovascular foram de 0,69 (IC 95%, 0,54 a 0,88) entre aquelas que pararam de fumar recentemente sem ganho de peso, 0,47 (IC 95%, 0,35 a 0,63) entre aqueles com ganho de peso de 0,1 a 5,0 kg, 0,25 (IC 95%, 0,15 a 0,42) entre aqueles com ganho de peso de 5,1 a 10,0 kg, 0,33 (IC 95%, 0,18 a 0,60) entre aqueles com ganho de peso superior a 10,0 kg e 0,50 (IC 95% 0,46 a 0,55) entre aqueles que param de fumar a longo prazo (> 6 anos após parar de fumar). Associações semelhantes foram observadas para morte por qualquer causa.

Nos três estudos de coorte de homens e mulheres nos EUA UU analisado houve um aumento temporário no risco de diabetes tipo 2 após a cessação do tabagismo, principalmente entre aqueles que deixaram de fumar e ganharam peso. No entanto, a mortalidade cardiovascular e por todas as causas diminuiu e a redução foi fortemente sustentada se a cessação do tabagismo continuasse ao longo do tempo, mesmo entre aqueles que ganharam peso.

Portanto, ter parado de fumar e desenvolver um ganho de peso substancial foi associado a um aumento no risco de curto prazo de diabetes tipo 2, mas não ofuscou os benefícios de parar de fumar para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares e outras causas.