Ingresar a RIMA

Regístrese

  • Por favor ingrese su Código Llave

 

DIA MUNDIAL SEM TABACO
O tabaco causa 7 milhões de mortes por ano: quase um milhão são fumantes passivos
O tabaco também gera graves consequências econômicas e meio ambientais.


O consumo de tabaco consiste em uma das maiores ameaças para a saúde pública do mundo: mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, das quais mais de 6 milhões são consumidores diretos e próximo de 890 000 são não fumantes expostos a fumaça alheia.

Além das mortes, o tabaco é responsável por perdas econômicas importantes tanto para os governos que devem arcar com os custos dos tratamentos demandados pelas doenças quanto para as famílias que perdem membros economicamente responsáveis. De acordo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco custa as famílias e aos governos mais de US$ 1,4 bilhões em gastos sanitários e perda de produtividade.

Quase 80% dos mais de um bilhão de fumantes que existe no mundo vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, onde é maior a carga de morbidade e mortalidade associada ao tabaco.

Com respeito aos fumantes passivos, a OMS destaca que a fumaça do tabaco contem mais de 4000 produtos químicos, dos quais se sabe que ao menos 250 são nocivos, e que mais de 50 causam câncer, e esclarece que não existe um nível seguro de exposição à fumaça de tabaco alheio.

Para mais detalhes sobre a epidemia, pode recorrer-se ao “Informativo OMS sobre a epidemia mundial de tabagismo de 2015”.

Porém o tabaco não é apenas um problema de saúde para os humanos, ele também é responsável pela degradação do meio ambiente em grande escala. Este dado surge do “O tabaco e seu impacto meio ambiental: uma visão de conjunto”, elaborado pela OMS.

Deste informativo se desprende, por exemplo, que os resíduos de tabaco contem mais de 7000 substâncias químicas tóxicas que envenenam o meio ambiente, algumas delas cancerígenas para o ser humano, além de que na fumaça do tabaco são liberadas milhares de toneladas de produtos cancerígenos, substâncias tóxicas e gases de efeito estufa, sendo os resíduos dos produtos do tabaco o tipo de lixo mais numeroso.

Por todos estes motivos e outros mais, a OMS propõe todos os anos a campanha “Dia Mundial do Tabaco”, quando se relembra a ameaça que representa este produto para o desenvolvimento dos países de todo o mundo faz um alerta aos seus governos para que apliquem medidas firmes de controle do tabaco.

Em 2008, a OMS adotou um conjunto de medidas práticas e custo-eficazes, a fim de intensificar a aplicação das principais disposições em matéria de redução da demanda: as medidas MPOWER. Cada uma delas corresponde pelo menos a uma disposição do Convênio Marco da OMS para o Controle do Tabaco.

As seis medidas MPOWER são:

*Vigiar o consumo de tabaco e suas medidas de prevenção.
*Proteger a população da fumaça de tabaco.
*Oferecer assistência às pessoas que desejem deixar de fumar.
*Advertir dos perigos del tabaco.
*Fazer cumprir as proibições sobre publicidade, promoção e patrocínio.
*Aumentar os impostos do tabaco.